Pense Digital

Geomarketing e Publicidade Digital

Sociogeolocalização e Geomarketing

Facebook quer saber “What’s on your mind? Twitter pergunta “What’s happening?” Mas isso já está ficando velho. A questão para a próxima onda das redes sociais é “Where are you? – E serviços como Foursquare, Gowalla, Brightkite e Loopt querem que você use o seu smartphone para respondê-la.

A tecnologia no cerne desta tendência é a chamada geolocalização e com um smartphone com GPS, como o iPhone da Apple, Google Nexus One, ou RIM BlackBerry, você pode usá-lo para que seus amigos saibam onde você está ou para encontrar lugares, recomendado por pessoas que você conhece, como clubes, bares e restaurantes. Independentemente das questões de privacidade, parece que nada vai parar a geolocalização.

A geolocalização é um tema que tem despertado interesse em várias utilizações, desde o simples GPS de orientação, até ao exemplo mais recente, na campanha de Obama, em que uma aplicação do iPhone oferecia ao eleitor informações relevantes para o local em que se encontrava naquele momento. Qualquer pessoa pode imaginar uma infinidade de aplicações em que a geolocalização pode ser de imenso valor, que não seja somente para localização de pessoas (chat, grupos de interesse, etc.) ou de lugares (bares, teatros, restaurantes).

Com essas ferramentas é possível pensar aplicações mais elaboradas, como o marketing de proximidade. Elas permitem ações personalizadas baseadas nos perfis dos utilizadores e pode ser uma ferramenta poderosíssima na área da publicidade.

Abaixo um infográfico com a linha do tempo das redes sociais geolocalizadas:


Anúncios

Arquivado em:Geolocalização, Publicidade Digital, Redes Sociais

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Danilo Pestana

Sobre o Autor

Danilo Pestana é integrante do Grupo de Pesquisa em Cibercidades da Faculdade de Comunicação da UFBA e Analista de Monitoramento de Mídias Sociais.

Meu Twitter! Siga Bem, Twitteiro.

Pest Fotos

%d blogueiros gostam disto: